O ano era 2020 e estávamos todos em casa, sofrendo com os efeitos devastadores da pandemia de COVID-19. Assim como muitos brasileiros e brasileiras, parte da casa virou escritório e toda a sua vida passou a acontecer dentro de um mesmo espaço. Com isso, aumentaram também as tarefas domésticas, já que não era seguro sair para almoçar e nem contar com algum profissional para ajudar com a limpeza da casa.
Foi então que decidimos investir em um robô aspirador, para pelo menos minimizar parte do esforço na limpeza, e manter o ambiente limpo por mais tempo até a próxima faxina. O modelo escolhido foi o da Multilaser, que estava bem acessível na época (R$ 398,00 na Amazon, com frete grátis).
Robô Aspirador Multilaser
Esse modelo que escolhemos é bem básico. O robô é leve e compacto, o que é excelente pra nós, já que por ele ser pequeno, ele entrava embaixo das estantes e alguns móveis que ficam perto do chão. Além da função de aspirar, ele vem com a função de passar pano, mas essa função não funciona bem. O aparelho não tem pressão suficiente para limpar a sujeira, o que ele faz, no máximo, é deixar a casa perfumada. Por isso, só usamos a função aspirador mesmo.
O robô se movimenta em todas as direções, fazendo inclusive uma limpeza muito legal nos cantinhos da casa. Quando encontra algum obstáculo, ele muda de direção ou contorna o que está na frente. Além disso, durante o tempo de limpeza, ainda faz movimentos circulares para dar uma última aspirada no que possa ter ficado. Os movimentos dele são aleatórios, isto é, não dá pra programar. Por isso aqui em casa a gente faz a limpeza cômodo a cômodo, pra ter certeza que ele vai passar em todos os lugares. A duração da bateria é de cerca de 2h. Depois disso, é preciso carregar para usar novamente. O carregamento é demorado, aqui demora mais ou menos umas 3h.
Uma coisa importante, é observar se o reservatório de poeira já está cheio. Ele é pequeno, portanto, se o ambiente for muito grande ou estiver muito sujo, recomendamos desligar o aparelho na metade do tempo para verificar como está a poeira e esvaziar o recipiente, se for o caso, e depois continuar. O mesmo vale para as cerdas que ajudam a aspirar. Não sei como é na sua casa, mas aqui somos duas mulheres e os cabelos que caem (muito!) acabam ficando presos nas cerdas. A limpeza do aparelho é muito simples e fácil, sem mistério algum.
Outra coisa que é preciso ter cuidado é com fios, fitas e tecidos que possam se enrolar nele e impedir que ele circule. A gente costuma tirar da tomada alguns aparelhos e suspender os fios e guardar os tapetes. Quanto menos obstruído estiver o espaço, melhor será o resultado da limpeza.
Os prós e contras do Robô Aspirador Multilaser
Prós
- Custo-benefício;
- Leve e compacto;
- Eficiente para tirar poeira;
- Fácil de limpar.
Contras
- Não passa pano (mesmo com essa opção);
- Carregamento da bateria é demorado.
O Robô Aspirador Multilaser foi um verdadeiro achado para nós! E você? Teve alguma experiência diferente com o produto? Deixe um comentário.